ESTRUTURA DO VIOLÃO

É importante sabermos as partes do violão. Porquê? Tendo o conhecimento (e conhecimento é um valor que ninguém tira), facilita sua aprendizagem quando em oportunidades como textos, informações diversificadas e workshop (oficinas onde a platéia participa junto com o ministrante, seja ela musical, design de interiores, culinária...)você poder estar compreendendo o que se fala, como exemplo:o palestrante fala a palavra tala, tala é a parte de cobertura lateral do instrumento, ter pelo menos um vocabulário mesmo que seja pouco a princípio, melhora seu entendimento do contexto.


Além de facilitar os seus estudos, conhecer as partes do seu violão pode ajudá-lo no futuro nas manutenções preventivas do mesmo, e até poder auxiliá-lo a reconhecer futuros problemas que podem ocorrer.

ESTRUTURA DO VIOLÃO


MÃO OU CABEÇA - Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das tarraxas.

BRAÇO - Parte do instrumento onde se localiza as casas, pestana e os trastes.

CORPO, PEITO OU TAMPO - Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoridade varia de acordo com o tamanho, formato madeira usada na confecção do instrumento.

TARRAXAS OU CRAVELHAS - Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afrouxando ou apertando, conforme a necessidade.

PESTANA - Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarraxas.

TRASTES - Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas. Muito importante esse item porque sempre e naturalmente se desgasta com facilidade, sendo preciso levar o instrumento ao luthier, quem cuida do instrumento.

CASAS - Indicam exatamente a localização das notas musicais.

TÁBUA DA ROSETA - É a parte ou o desenho ao redor da boca do violão.

BOCA OU ROSETA - Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.

CORDAS - Importante peça do instrumento, deve-se prestar bastante atenção ao comprar. Disponibilizarei uma postagem especialmente sobre elas.

TALA - Parte de cobertura lateral do instrumento.

PONTE OU CAVALETE - Ponto de equilíbrio das cordas junto com a pestana, os dois devem estar em sintonia.

RASTILHO - Esse é um ponto onde se estrutura a altura das cordas, mais próximo do braço ou mais longe.

TENSOR - Apesar de não estar configurado na imagem acima, é parte super importante, ele fica localizado dentro do braço do instrumento, alguns instrumentos não tem. Serve para desempenar o instrumento.

Breve um vídeo explicativo, aguardem e deixem um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário