POSTURA

Olá pessoal,

Seja bem vindo mais uma vez as nossas aulas de inicialização musical.
Vamos falar nesse módulo sobre postura, basicamente modos de como pegar no violão, como sentar-se com o instrumento, escolha da cadeira, tocar em pé, posições clássicas e artística, as mãos (túneis, falange dos dedos, mão direita e esquerda e suas partes superiores e inferiores). Dividido em 4 (quatro) videos aulas você vai poder conhecer um pouco da ergonomia do instrumentista.

A cadeira


LIÇÃO: Não existe a melhor ou a pior postura e sim a mais apropriada ao estilo ou gênero musical e técnica escolhida, nada de sofás ou cama.

Postura Popular


LIÇÃO: Essa é a postura mais comum, só devemos tomar cuidado para o som do violão não perder altura (volume).

Postura Clássica


LIÇÃO: Mais confortável para acordes(notas) mais abertas os membros superiores ficam mais a vontade e o uso de acessório regulares (banquinhos e pedais) para o pé.Permite que o timbre (som) do instrumento fique livre para soar.

Postura Flamenca e em Pé


LIÇÃO: Na posição flamenca proporciona tocar mais forte e ao tocar em pé levar em consideração o talabarte ou correia que segura o instrumento, o ideal é na altura do diafragma.

Síntese do conteúdo:

Como segurar o violão

O violão é apoiado na perna e em posição diagonal em relação ao corpo. Muitos autores defendem, como ponto de apoio para o violão, a perna esquerda. Entre tanto temos visto grandes violonistas apoiando o instrumento na perna direita. Deixarei a critério do estudante o uso da perna direita ou esquerda para o apoio do violão, observando, entretanto que para usá-lo na perna esquerda (posição clássica) é necessário colocar o pé esquerdo sobre sobre um banquinho ou pedal (de uns 20cm de altura) para que essa perna fique em nível mais alto do que a outra. É indispensável observar que o violão deverá ficar firmemente seguro pelo apoio do braço direito, pressionando-o, portanto contra a perna e ligeiramente encostado ao peito. A mão esquerda não poderá ter a função de segurar o instrumento; ela deverá está livre para correr o braço do violão. Esta é a posição dos violonistas ou guitarristas clássicos eruditos.

Para apoiar o violão na perna direita é aconselhável apenas cruzá-la sobre a esquerda (posição flamenca).


Posição artística: Aqui temos uma postura utilizada por instrumentistas, notadamente os que solam o violão. Os artistas a preferem porque ela permite uma boa pressão dos membros sobre o instrumento, o que permite uma execução firme e convicta. Posição sentado com o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo.

Posição em pé: De acordo (com certas ocasiões) pode-se usar o violão na posição de pé, bastando que se coloque uma cadeira ou um banco um pouco alto, de modo que se possa manter o instrumento bem apoiado sobre a perna direita. 

Posição em pé sem apoio
Posição em pé com o banco
O importante é você encontrar a melhor forma de tocar seu instrumento, tendo em vista que fazer a posição do modo certo é a solução para no futuro não ter um tipo de distensão muscular. Estarei dispondo um link para você que não conhece alguns itens e acessórios para o instrumento, alguns até já citei como o pedal, talabarte...

Confira meu vídeo



Posição correta das mãos

Para que você possa aprender a tocar, fazer os acordes, é preciso está com as mãos bem posicionadas tanto na esquerda quanto na direita. Importante lembrar que nem todo acorde para ser feito, se posiciona as mãos da mesma forma. Com o passar das aulas e principalmente no módulo de acordes, irei explicar melhor.


Posição correta da mão direita

Sempre centralizado da boca do violão (para tirar o som puro do violão) ou afastando-se quando quiser produzir algum efeito diferente (perto do rastilho o som torna-se seco, junto do braço do instrumento o som fica mais aveludado).

Posição correta da mão esquerda (parte anterior)

Os dedos desta mão devem ficar bem perpendiculares às cordas, não curvando-se ou entortando-se de forma alguma. Mostrando a junção da falange dos dedos para cima. Lembrar de deixar um espaço (em determinados acordes ou notas) um túnel ou cavidade entre o braço do instrumento e os dedos polegar e indicador.

Posição correta da mão parte esquerda (parte posterior)

A palma da mão não encosta no braço do instrumento. Somente as pontas dos dedos são quem encostam nas cordas. O polegar dessa mão somente exerce a função de servir de base para correr o braço do instrumento.


Obrigado por participar dessa aula, deixem um comentário e se tiver dúvida ou sugestão pode me mandar um e-mail. Espero que tenha gostado.

kleitonveni3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário